sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sapiência infantil

Como era sabido o pequeno Heraldinho. Com apenas três anos desfiava pronúncias perfeitas e concordâncias idem. Até arriscava alguns vocábulos em inglês. Era o orgulho de titias e vovós. Babona, a mãe alçara o rapazinho à condição de gênio. Os mais próximos suplicavam para que dona Margarete não queimasse etapas e o colocasse na universidade antes dos 10.

Tinha uma memória surpreendente. Heraldo aprendia rápido. Se avistava um adulto com um livro grosso e cheio de mapas, perguntava: “O que você está lendo?”. Genericamente, o mais velho dizia que folheava um livro. “Não, é um atlas”, respondia de bate pronto e dava as costas, desconcertando o cidadão sentado ao sofá.

Não pense que Heraldinho gostava apenas de coletar informação e esfregá-la na cara dos com mais idade ao redor. Como qualquer criança, adorava brincar. E como brincava. Arrastava um tio desavisado e escravizava o indivíduo com súplicas para que a diversão não fosse abreviada. Pedidos prontamente atendidos.

Dia desses, envolto de amigas da mãe e titias, exibia um belo traje de profissional da medicina, da área da saúde. Com jaleco e um estetoscópio de plástico ao redor do pescoço, aplicava injeções e colocava o termômetro sob as axilas de quem passava. Talvez por desconhecer as proezas do menininho, um desavisado passou próximo e tentou fazer graça. “Tás que é um rei. Hein, Heraldinho?”. O pequeno não titubeou. “Não, estou de médico. Doutor Heraldo. Em que posso ser útil?”.

4 comentários:

Laura Peruchi Mezari disse...

Muito bons os seus textos, João Lucas. E esse Heraldinho é um pouco metido né? hahaha

Imediata disse...

Este Heraldinho é quem eu estou pensando? Hahahah... sim, eu sempre quero descobrir a identidade secreta dos personagens. Adorei, vou tentar me inspirar pra alguma coisa no Imediatas. Beijo!

Leio Enleio disse...

Bom texto. Agora vou te confessar: mesmo que não demontre isso toda mãe tem certeza que seu filho é muito esperto! E para criança aparecer com estas do Heraldinho é daqui pra li. Um abraço

Anônimo disse...

Nossa, q sorte tem essa mae neh Joao?
Você eh o melhor johnny boy!!